A lista de indicados ao Oscar 2024 foi divulgada nesta terça-feira (23) e causou certo burburinho. Um dos maiores motivos de debate foi a ausência de Greta Gerwig na categoria de direção e a de Margot Robbie na de atuação feminina, já que Barbie foi o filme de maior repercussão — e bilheteria — de 2023.
Todo mundo tem uma opinião sobre o assunto e Whoopi Goldberg, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Ghost – Do Outro Lado da Vida, foi questionada também. Em recente entrevista ao The View, a jornalista Sara Haines comentou sobre a possível “esnobada” que Barbie recebeu, ao que a atriz respondeu:
Nem todo mundo ganha. Você não consegue tudo o que deseja.
“Não há esnobe”, continuou. “É isso que você deve ter em mente: nem todo mundo ganha um prêmio e isso é subjetivo. Os filmes são subjetivos. Os filmes que você ama podem não ser amados pelas pessoas que votam.”
Apesar da repercussão negativa da lista do Oscar, Barbie foi indicado a oito prêmios, incluindo ao de Melhor Filme, no qual Margot Robbie é creditada como produtora, Melhor Roteiro Adaptado, para Greta Gerwig e Noah Baumbach, e Melhor Ator Coadjuvante, pelo papel de Ryan Gosling como Ken.
Inclusive, após a divulgação dos indicados, o ator se pronunciou nas redes sociais, agradecendo o reconhecimento ao seu desempenho como o boneco de plástico, mas pontuando que Greta Gerwig e Margot Robbie mereciam mais atenção.
“Não existe Ken sem Barbie, e não existe filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie, as duas pessoas mais responsáveis por este filme histórico e mundialmente celebrado. Dizer que estou decepcionado por elas não terem sido indicadas em suas respectivas categorias seria um eufemismo”, afirmou.
A cerimônia do Oscar 2024 acontecerá em 10 de março.